Ogrinho!

Nem tardou e nem falhou. Fui convidada a ir conversar com a professora.

Francisco ontem deu umas bifas no João, e voltou com a mania de sair abraçando geral.

Quanto ao caso do João, bem, levando em consideração que o menino já tinha dado umas porradas nele, eu não fiquei tão preocupada (a menos que isso se torne recorrente – ‘magina que coisa horrorsa ter filho brigão – acho que não carece de atenção especial). Eu conversei bastante com ele e disse que bater era coisa de troglodita, mas ele deve ter achado que essa era a melhor maneira de se defender naquele momento, então eu e também teve uma aulinha com a avó de como dar um chega pra lá no João, pedi à professora que me avise caso isso se repita, pra aí sim eu me dedicar um pouco mais a esse assunto.

O que me preocupa de fato são esses abraços. Ele sempre foi uma criança super amorosa, super carinhosa, e sempre gostou de abraçar as pessoas, principalmente crianças. É raro. No geral os pequenos são tudo umas pragas anti-sociais arredios, envergonhados, evitam contato físico com quem não conhecem, mas o Francisco sempre foi o contrário. Até aí tudo lindo, tudo engraçadinho, maaaaaas…

Free-hugs

O problema é que só ele gosta de abraçar, o resto da turma não. E ele é um bem grandinho pra idade dele, é o maior da turma, então ele fica parecendo aqueles cachorros enormes e desastrados que pulam nas pessoas e derrubam o abraço dele não é uma coisa muito agradável pras outras crianças. Trocando em miúdos, ele é bem ogro nessas demonstrações de afeto.

Mas e aí?  Eu não quero que ele deixe de gostar de abraçar, porque isso faz parte da personalidade dele e eu acho muito bacana, mas como eu vou explicar pra ele que do jeito que ele tá fazendo não tá legal? Como explicar que tem hora que esse abraço não é bem-vindo, mas que tem hora que é? Como vou ensiná-lo a medir a intensidade disso? (pra essa parte aí eu até tive uma idéia, não sei se vai funcionar, mas vou tentar) Ele sabe que abraçar é bom, a gente vive se abraçando aqui em casa, ele sabe que isso é uma das demonstrações de carinho mais bacanas, como ele vai entender que alguém (alguém = as criança tudo! /o\ ) não está gostando disso, e o que era pra ser uma coisa boa está se tornando um problema na socialização dele?  Gente, como explica isso pra uma criatura de 2 anos?  HAAALP!

Como ele tem mais contato com crianças na escola, eu tô contando muito com a ajuda da professora pra resolver essa pendenga. Conversei com ela e pedi que ela o orientasse, mas sem proibí-lo de abraçar os amiguinhos, não quero que ele se sinta reprimido, muito menos em demonstrações de afeto, que afeto – cada vez mais raro – a gente tem mais é que estimular.

minhanossasinhodadascriançasogras, valei-me!

 

3 comentários:

  1. Aqui quem fala é a mãe de uma abraçadora. ahahahaha
    Ellis adora sair abraçando todas as crianças que vê pela frente. E ela abraça e agarra mesmo!! Apesar de ser pequenininha, tem vezes que derruba o amiguinho. Algumas amigas minhas já chamam ela de Felícia.
    É difícil mesmo explicar pra eles que são pequenos que tem hora que não é legal. Eu tento pelo menos explicar pra ela ir devagarzinho, assim não machuca o amigo né?
    Se você achar uma solução me conta?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Poxa!
    Que dó demonstração de afeto se tornar "um problema". Ok, tem observâncias, mas poxaa. ahaha. Fiquei com dó. Eu sou mais o Franciscogro. Gamei mais ainda nele

    ResponderExcluir
  3. Eu tive um ogrinho e ate hoje é assim, afetivo .Tuty levou muitos empurrões de repúdio a abraços mesmo assim ate hoje é muito afetivo, por que nao dizer, comigo ,em especial, um chicletinho,rsss..Com o tempo o Francisco vai aprendendo a dar a medida certa do abraço e vai desconfiar , e respeitar , que algumas crianças preferem manter distancia, mas isso nao significa que nao gostem dele .Faz parte!! #ADuraVida deMaesDeOgros

    ResponderExcluir

E-familynet.com Ticker